Evento lança curso on-line sobre regras da ONU para tratamento de pessoas presas

Autofit Section

As Regras de Nelson Mandela para Tratamento de Pessoas Presas, publicadas em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e fomentadas no Brasil pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), serão objeto de curso on-line que será lançado na próxima quinta-feira (16/12), às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. O curso interativo busca disseminar a aplicação dessas diretrizes como o padrão em unidades de privação de liberdade.

Veja a programação completa do evento

Disponível em outros seis idiomas, o conteúdo foi traduzido e adaptado ao contexto brasileiro pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC), por meio do programa Fazendo Justiça – parceria em andamento desde 2019 entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), para incidir em desafios no campo de privação de liberdade.

e-learning sobre as Regras de Nelson Mandela tem carga horária de 200 minutos, divididos em 5 módulos, e tem como público agentes penitenciários, profissionais que atuam com fiscalização de unidades prisionais e demais  pessoas interessadas no tema no Brasil e outros países lusófonos – como Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Em 2016, o CNJ publicou a tradução das regras para o português.

Conheça as Regras de Nelson Mandela

Além de representantes das instituições que integram o programa Fazendo Justiça – Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ, escritórios do Pnud e do UNODC no Brasil, assim como o Depen – participam do evento representantes do Judiciário, do UNODC de Moçambique e da Áustria e do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

Serviço

Lançamento do curso on-line sobre Regras de Nelson Mandela para Tratamento de Pessoas Presas
Quando: quinta-feira (16/12), às 14h
Ondecanal do CNJ no YouTube

Marília Mundim
Agência CNJ de Notícias