VEP doa quadros de internos para Museu Penitenciário

Autofit Section

O diretor do Centro de Estudos e Pesquisa, responsável pelo Museu, Anderson Sanchez, agradeceu a doação à diretora da DPMA da VEP, Adriana De Luca.  Foram doadas ao Museu da Seap oito obras, algumas da década de 60.

A Divisão de Penas e Medidas Alternativas da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) doou nesta quarta-feira, dia 7, para o Museu Penitenciário da Secretaria de Estado de Administração (Seap), oito quadros com obras produzidas por presos do sistema prisional fluminense por internos do antigo Manicômio Judiciário Heitor Carrilho.

Os quadros, alguns da década de 1960, estavam armazenados na sede da VEP e o objetivo da doação foi valorizar o trabalho dos internos, permitindo que mais pessoas tenham acesso às obras.

"Esse acervo que estava sob nossos cuidados merece ser compartilhado com outros órgãos. O Museu da Seap objetiva manter viva a história do sistema prisional fluminense e a VEP faz parte disso", destacou o juiz Rafael Estrela, titular da VEP.

Para a diretora da Divisão de Penas e Medidas Alternativas, Adriana Gnevkovsky De Luca, quanto mais pessoas conhecerem as obras, maior será a compreensão da importância dessas ações culturais com os internos.

"Seguindo a linha da psiquiatra Nise da Silveira, a arte desses presos não poderia ficar perdida, restrita a uma sala. No Museu da Seap mais pessoas vão poder conhecer e valorizar o trabalho realizado", afirmou.

A doação foi intermediada pelo diretor-adjunto da Escola de Gestão Penitenciária, José Paulo de Morais, que também esteve na Divisão da VEP. O Museu Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro busca preservar e organizar todo o material relacionado ao Sistema Prisional fluminense. 

O Museu da Seap fica na Rua Frei Caneca, nº 401, Estácio, Centro da Cidade. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h. Em razão do carnaval, o Museu voltará a funcionar na quinta-feira, dia 15. As visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (21) 2333-7472 ou pelo e-mail: cepegpseap@gmail.com.
 

Fonte: