Foto do momento da assinatura pelo presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, e pelo secretário da Seap, coronel Erir Ribeiro Costa Filho

TJ do Rio ajudará o Estado na compra de colchões e material de higiene para presos

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) assinou nesta quarta-feira, dia 18, termo de compromisso com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para repasse do valor de R$ 872,5 mil dos recursos da aplicação das penas de prestações pecuniárias para aquisição de colchões hospitalares e kits de material de higiene para os custodiados do sistema prisional do Estado.

Tribunal de Justiça terá portal para dar transparência ao sistema penitenciário

Como dizia o poeta e escritor americano Henry David Thoreau (1817-1862), quem quiser conhecer um país deve conhecer antes suas prisões. O Judiciário fluminense pretende mostrar ao público como funcionam as prisões no Estado do Rio. O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Marcelo Oliveira da Silva anunciou que, no próximo dia 12 deste mês, será lançado o Portal do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário do estado. O portal, cujo acesso será feito pelo site do Tribunal, vai reunir informações e dados sobre o sistema de Justiça criminal, Justiça juvenil, do sistema carcerário e do sistema de execuções penais.

Portal lançado pelo TJRJ apresenta perfil da população carcerária do rio

Cerca de 40% dos 51 mil presos do Rio de Janeiro estão na faixa etária entre 22 e 29 anos, representando quase 20 mil pessoas que poderiam estar no mercado de trabalho. Entre os detentos mais idosos, são computados 15 presos com 80 ou mais anos de idade. Entre os menores infratores internados ou em regime de semiliberdade, aproximadamente 80% abandonaram a escola antes do ato infracional.
Foto do casamento de Hildeni Brasil e Jorge Luis Silva em frente ao Ônibus da Justiça Intinerante

Justiça Itinerante realiza mais de 400 atendimentos no Complexo Penitenciário de Bangu

O programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), levou seu ônibus de atendimento, nesta terça, dia 24, para prestar uma série de serviços como a conversão de união estável em casamento, emissão de documentos como certidão de nascimento, CPF e RG.

Apresentação

Os Grupos de Monitoramento surgiram a partir da necessidade de maior rigor no acompanhamento das prisões provisórias e na fiscalização das condições dos presídios. Conheça nossa missão!

Saiba mais ›

Composição

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, seguindo a determinação da Resolução do CNJ nº 214, de 15 de dezembro de 2015, instalou o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF).  Conheça sua composição!

Saiba mais ›